sexta-feira, 19 de março de 2010

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

INICIO DOS TRABALHOS EM 2010

É CHEGADO A HORA DE INICIARMOS NOSSOS TRABALHOS, LOGO LOGO APÓS O CARNAVAL INICIAREMOS NOSSA ROTINA ESCOLAR. GOSTARIA DE COMEÇAR ESSE NOVO TRABALHO, PEDINDO AOS MEUS ALUNOS NOVOS E JÁ CONHECIDOS.
UM RELATO DO ANO ANTERIOR, MAS ESPECIFICAMENTE O QUE APRENDEU ESTUDANDO HISTÓRIA. ALGUMA PASSAGEM, PERSONALIDADE OU FATO QUE LHE CHAMOU ATENÇÃO E O POR QUE DISSO?
SEJAM BEM VINDOS.
PARTICIPEM!

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

segunda-feira, 25 de maio de 2009

domingo, 24 de maio de 2009

A CAPOEIRA


A capoeira é uma expressão cultural Afro-brasileira que mistura luta, dança, cultura popular, música. Desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos, elementos ginástico-acrobáticos, e golpes desferidos com bastões e facões, estes últimos provenientes do Maculelê. Uma característica que a distingue da maioria das outras artes marciais é o fato de ser acompanhada por música.

A palavra capoeira tem alguns significados, um dos quais refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. Foi sugerido que a capoeira obtivesse o nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata. Também, a palavra Tupi-Guarani "capuera" significava "Mata destruida pela mão de homem e renascida, não virgem"

A música é um componente fundamental da capoeira. Foi introduzida como forma de ludibriar os escravizadores, fazendo-os acreditar que os escravos estavam dançando e cantando, quando na verdade também estavam treinando golpes para se defenderem. Ela determina o ritmo e o estilo do jogo que é jogado durante a roda de capoeira.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

FILMES HISTÓRICOS QUE RECOMENDO

Olá alunos e colegas

Aqui segue a lista de alguns filmes interessantes que assisti e tem relação com a História, claro que como foram adaptados para o cinema, alguns fatos foram omitidos e outros exagerados. Mas, dá para ter uma noção da época, como por exemplo: costumes, cultura, pensamentos, hábitos e heranças deixadas por povos e pessoas do passado.
Então sua tarefa é assistí-los (assim que possível) e comentar o que achou, como podem serem utilizados na sala de aula e o que achou de mais interessante.

Obrigado por sua visita amigável.
Abração.